Artigos

04 de março de 2017 | 0 Comentários

Os Dois Aspectos da Vida Cristã

Glorificando a Deus no particular e no público. Mateus 6.25-34

A vida cristã precisa ser vista em pelo menos dois aspectos essenciais, que são colocados por Jesus no Sermão do Monte. O primeiro ponto é aquilo que o cristão faz no particular. Precisamos entender que nós, cristãos, temos um viver particular e Jesus comenta essa questão, Ele mostra a necessidade de estarmos conscientes de que nós temos o nosso momento, o momento privado da nossa vida. E o segundo ponto que devemos ver como essencial da vida cristã é aquilo que o cristão faz em público, aquilo compartilhado, o viver em comunhão com outras pessoas. Assim, temos o viver público e o viver particular.

O Sermão do Monte aborda com profundidade esses dois aspectos do viver cristão. É importante percebermos que um aspecto não pode estar em dissonância com outro, ou seja, não se pode investir no viver público em detrimento do viver particular. Não se pode querer que o viver público seja um viver santo, respeitoso até mesmo a ponto de pessoas admirarem, e o viver privado não ter o mesmo padrão. E não se pode também inverter, ter uma vida particular santa, mas no relacionamento com as pessoas ter dificuldades ou relacionamentos ásperos. Isto precisa ser ajustado conforme o padrão que Jesus estabelece para o viver do cristão.

Não dá para investir mais em um em detrimento do outro. O viver cristão é viver para Cristo, é viver 24 horas do dia para Cristo, consequentemente o viver particular e o viver em público devem ser para Cristo. A motivação do viver deve ser agradar a Cristo, honrar a Cristo. Se somos cristãos, vivemos para Cristo, a cada hora, minuto e segundo. Jesus coloca esse padrão de uma forma muito incisiva: “estou vivendo para Cristo”.

Jesus dá ênfase a este assunto nos capítulos 5, 6 e 7 de Mateus e temos que ter a percepção que os dois modos de vida tem que ser para honrar a Cristo. A Bíblia diz que “tudo que fizermos, por palavras ou por atos, devemos fazer em nome do Senhor Jesus”, devemos fazer na presença do Senhor Jesus e fazer para agradá-lo.

 

Pio Carvalho

 

0 COMENTÁRIOS

Acompanhe a Comunhão Cristã ABBA

Newsletter

Assine para receber todas as novidades no seu e-mail